Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de maio de 2019

contos de Dalton Menezes

Oi minhas formiguinhas devoradoras de livros, como eu! Hoje a minha dica e resenha são 3 contos do escritor Dalton Menezes, presente que o Instagram me trouxe.


Resultado de imagem para conto o escritor de dalton menezes Resultado de imagem para conto alegórico ser de dalton menezes Incógnita (Aforismos Livro 1)

Títulos: O Escritor, Alegórico Ser e Incógnita (Aforismos livro I).
Autor Dalton Menezes
Editora: Publicações independentes
Páginas: 27, 21 e 83
Vendido: Amazon  e gratuitos pelo kindle Unlimited 

Demorei um pouco para fazer a resenha, pois estava decidindo se faria separado ou as três juntas, afinal decidi rsrs. Resolvi dessa forma por incrível que pareça são histórias diferentes, mas que quase se completam ( leiam nesta ordem e entenderão😉). Como professora de Literatura super indico os contos para serem usados e esses não seriam diferentes, ainda mais que dá para se conseguir belos debates com as temáticas abordadas.

No conto o ESCRITOR trata da saga de como é difícil publicar um livro, ficar se sujeitando as exigências das editoras, pois como visam o lucro alguns autores escrevem o que é vendável e não exatamente o que querem. A história tem algumas particularidades como: o livro ter sido escrito em papel higiênico ( serio, na vida real como seria a reação do editor vivendo essa cena? rsrs) e possui algumas divagações de consciência do autor- narrador demonstrando um pouco como é o nosso imaginário (senso comum) sobre as características  de um escritor, o autor conseguiu colocar em um conto um pouco do universo da escrita.
Outra curiosidade é a dedicatória do conto "Para mim. (isso é o que todo escritor realmente quer pôr, acredite)" , achei sensacional, pois muitas das vezes fazemos dedicatórias por mera formalidade e nunca nos elogiamos para não parecermos arrogantes rsrs.
É uma obra irônica, mas com muitas verdades. Claro, surpreendente no seu final.
O autor narrador por diversas conversa conosco sobre a questões da vida "Quanto mais importante forem as suas possíveis conquistas, mais a vida te colocará obstáculos. Você que se vire."

 Já no conto ALEGÓRICO SER, esse foi o meu preferido, somos postos a prova  junto com o dialogo do jovem Yorick e seu psiquiatra, ele expõe de forma inteligente e com uma pegada com um certo humor questões sobre a humanidade, amor e o seu eu.
Eu me peguei várias vezes na leitura no lugar dos dois personagens, tive vários socos no estômago sobre os questionamentos filosóficos propostos. Só posso dizer que é muito bom, não posso contar muito porque tem uma surpresa nesta história e posso sem querer contar rsrs.
Esse conto com certeza me surpreendeu no seu final, coisa que sinceramente não é muito fácil fazerem isso comigo.

E por último não menos importante e totalmente reflexivo INCÓGNITA , é uma obra que traz 70 textos curtos, muito mais muito reflexivo, a cada página nos traz uma profundida  e com uma sensação de libertação interior. Essa obra não é para ser apenas lida, mas sim degustada. Na verdade se vocês puderem leia cada página num dia, sei que a vontade é de ler tudo logo, mas precisa ser saboreada.

Vamos a minha conclusão, posso estar errada, mas lendo os 3 e nesta ordem diria que eles se completam, dá a entender que o Yorick é o escritor e que a incógnita é o livro dele. pois consegui pegar algumas frases que são ditas nos dois primeiros e que são citados no terceiro.

Outro detalhe, para quem gosta dos contos da Clarice Lispector, pois contém vários questionamentos e reflexões, é bem essa a pegada ( o mais legal é que perguntei a ele se conhecia o estilo de Clarice como contista disse que não), então mero acaso se isso existir rsrs.

Leiam e depois compartilhem suas sensações comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário